Powered By Blogger

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O sentido e a vida



O ser humano passa a sua vida buscar um sentido pra tudo: de onde veio.., pra onde vai..., o que passa dentro  da mente humana...
Ou seja, busca respostas para conhecê-lo e para completar algo que falta dentro de si. E quanto mais busca as respostas, mais dúvidas surgem.
Pobre ser humano... Há mistérios que só serão revelados quando Jesus voltar, cabe ele esperar e crer que Deus lhe guiará pra respostas num futuro próximo.
Mas voltemos ao nosso cotidiano...
Há pessoas que buscam sentido na felicidade. Ser feliz de um modo que a completem. 
Existem casos que pessoas buscam a incensante busca na felicidade no amor, na busca da sua alma gêmea, e por inúmeras vezes padece do que colheu...
Outros veem no dinheiro um sentido pra se satisfazerem e completarem. Ironicamente, por mais que eles tentem preencher o vazio com tudo o que se pode comprar, aquele vazio continua ali, e padecem muito mais do que antes...
Também há pessoas que buscam no sexo, nas drogas e e na bebida uma solução pra preencher esse vazio que não tem sentido pra eles. Uma felicidade momentânea os preenchem, mas momentos depois voltam a sentir aquele vazio novamente.  
Ha ainda quem busque dentro de uma religião a preencher este vazio... As vezes pode ate ser este o caminho certo, mas as pessoas se prendem aos seus paradigmas e egoísmos que mesmo dentro da da casa de Deus em alguns casos, ainda sentem o vazio.
Como ser feliz e preencher este vazio?
Surpreendentemente começo com pensador da antiguidade a ajudar-me a ter uma resposta para isso, eis o que Platão diz:

"O que o homem pode fazer de melhor para a sua felicidade é pôr-se em harmonia constante com Deus por meio de súplicas e orações."

E ainda mais atualmente posso citar um literário brasileiro, Guimarães Rosa:

Deus nos dá pessoas e coisas, 
para aprendermos a alegria...
Depois, retoma coisas e pessoas 
para ver se já somos capazes da alegria
sozinhos...
Essa... a alegria que Ele quer


Viver longe de Deus nos leva ao pecado, e por consequência não preencheremos o vazio que deve ser completo por Ele

"Esses homens são exploradores constantes, eternos insatisfeitos...": (Judas 1:16)
"...o pecado traz vergonha e desonra para uma nação" (Pv 14.34b).

Sim a resposta é ter fé e render-se ao Senhor: Ele quem preencherá este vazio e lhe concederá a verdadeira felicidade

Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente" (Salmos 16:11).

E por fim digo que:

Bem aventurado aquele que busca a felicidade que vem do alto e é eterna, e não se contenta com a alegria passageira e sem sentido algum!